domingo, 3 de abril de 2011

Conversa com Nakada san, ex-Toyota, ex-Delphi, com uma experiência direta com a família Toyoda

No restaurante do meu cliente na Bélgica tive a honra de almoçar com Nakada san, ex-Toyota, ex-Delphi, com uma experiência direta com a família Toyoda. Aposentado da sua vida de executivo, ele agora compartilha sua experiência e conhecimento como consultor para grandes empresas. Em meu cliente, está ajudando a aperfeiçoar as práticas de qualidade na linha.

Perguntei a ele quais mudanças culturais êle considerava importantes para a empresa promover. Esperava uma apaixonada defesa das características que costumamos associar com o modelo Toyota, de empoderamento, participação e senso de propriedade pelos operadores dos processos.

Para minha surpresa, ele me disse que preferia focar na responsabilidade da gerência em prover inovação através da estrutura e dos sistemas disponibilizados para os operadores. De que adianta você tentar mudar a cultura se a estrutura e os sistemas não suportam a prática das mudanças?

Por outro lado, se a estrutura e os sistemas (ou processos) forem concebidos não apenas para suportar mas para constranger os operadores a fazer o que é certo, os comportamentos corretos acontecerão. Gradualmente, quando os bons resultados começarem a aparecer, mudarão as atitudes, as crenças e os valores.

Continuo a achar importantíssimo entender as mudanças culturais necessárias e a buscar maneiras efetivas de promovê-las e gerenciá-las.

Também continuo um crente convicto da necessidade de capacitar os operadores dos processos para pensar e julgar, e não apenas seguir um processo porque não têm alternativa. Continuo a acreditar no potencial inexplorado da criatividade dos operadores e na importância de desenvolver neles o senso de propriedade pelos processos e pelos resultados.

Mas a inesperada defesa por Nakada san da obrigação da gerência em pensar e disponibilizar a estrutura e os sistemas apropriados para os operadores executarem corretamente os processos foi uma excelente contribuição para o meu aprendizado do dia.

Torço para que lhes sirva igualmente como bom ponto de reflexão!

Daniel, Gosselies, Bélgica, 30 de março de 2011.


Daniel é Sócio Diretor da T2People, empresa de consultoria em gestão de empresas e representante nas Américas do Sul e Central, da LaMarsh Inc, reconhecida como Lider mundial em Gestão de Mudanças

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